Dr. Vagner Mari explica quais os tipos de mamoplastia que existem

Dr. Vagner Mari explica quais os tipos de mamoplastia que existem. Foto: Divulgação
Dr. Vagner Mari explica quais os tipos de mamoplastia que existem. Foto: Divulgação

Quando se escuta que alguém fez cirurgias nas mamas, logo se pensa que ela colocou ‘silicone’. Mas a mamoplastia nem sempre é sobre o aumento das mamas. Ela é na verdade um procedimento cirúrgico de modificação das mesmas a fim de harmonizar com o corpo.

Ela pode ser realizada por diversas razões. Seja a feita para diminuição por problemas médicos ou a de aumento por problemas de autoestima. A segunda, vem sendo cada vez mais realizada por mulheres que estão incomodadas com a aparência, volume e o tamanho dos próprios seios.

No Brasil são realizadas cerca de 350 mil cirurgias desse tipo por ano. Mas é somente a parte estética que leva pacientes aos consultórios diariamente. A mamoplastia reconstrutora, para aquelas pacientes que perderam suas mamas para o câncer, tem sido cada vez mais frequente.

“Somente o médico especializado poderá indicar para cada paciente o tipo de cirurgia ideal”, afirma o Dr. Vagner Mari, cirurgião plástico.

Os tipos de Mamoplastia são: de aumento, redutora, reconstrutiva e Mastopexia com prótese.

A de aumento é a clássica colocação de silicone. A redutora é aquela, onde as mamas são tão grandes que acabam com a qualidade de vida do paciente e precisam ser diminuídas. A reconstrutiva é quando a paciente perde a mama por qualquer motivo que seja e precisa reconstruir uma nova. A mastopexia é quando há o levantamento para os seios caídos.
Como citou o especialista, o tipo de cirurgia a ser realizada, deve ser decidida juntamente com seu médico. Ele irá avaliar seu caso e indicar a melhor opção.

O pós-cirúrgico requer uma série de cuidados , mas não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. A recuperação total leva cerca de 30 dias. É necessário alguns cuidados especiais e o tempo real de recuperação vai depender do tipo de cirurgia realizada.

Mas os cuidados básicos pós-cirúrgicos são:

Usar sutiã pós-cirúrgico, inclusive para dormir;

Evitar movimentos com os braços, principalmente levantá-lo;

Não fazer esforço físico;

Não praticar atividades físicas;

Dormir de barriga para cima;

Fazer drenagem linfática;

Evitar exposição ao Sol;

E em caso de dor persistente ou desconforto, retornar ao consultório médico imediatamente.

Saiba mais sobre o Dr. Vagner Mari através do Instagram: https://instagram.com/vagnermari

Back to top